sábado, 23 de janeiro de 2010

RELATÓRIO TUTORA GLÁUCIA GAGO

Relatórios do município de São Pedro da Aldeia Relatórios dos TP3, TP4 e TP5 de Língua Portuguesa da formadora Gláucia Cardoso Gago No caderno do TP3 as Unidades apontaram para duas direções: o texto como atuação social e o texto como organização de informações. Tipos e gêneros textuais foram vistos, nestas unidades, como classificações que não se sustentam sozinhas. O tema transversal que permeou as unidades deste caderno foi o trabalho. Nas unidades 9 e 10 - analisamos os textos quanto às suas funções sociais e culturais, classificando os gêneros e os tipos textuais. Na Unidade 11 – conceituamos e classificamos tipos de gêneros em oposição a uma classificação de gêneros. Na Unidade 12 - como as duas classificações se correlacionam. Nessas unidades as atividades foram trabalhadas em grupo, divididos por seções, debatemos os textos referências, relatos do Avançando na Prática e a cada duas unidades pares foram realizadas as oficinas através de avaliação e realização de atividades, além de atividades extras. TP4 –Neste caderno, como em todos os cadernos o enfoque foi leitura e produção de textos, tratou-se de questões referentes à cultura letrada, ao modo coletivo de organizarmos e utilizarmos a escrita e às suas diferentes funções nas situações sociocomunicativas. O tema transversal desenvolvido foi diversidade cultural Na Unidade 13 – o letramento, que considera tanto a escrita como a leitura como práticas sociais, sendo a base para todo o ensino a partir de textos. Nas Unidades 14 e 15 – o assunto principal a leitura. Unidade 16 –o processo de produção de textos,nas etapas de planejamento e escrita. Todo o passo a passo foram realizados neste TP, relatos do Avançando na Prática, realização das oficinas das unidades pares, atividades das seções, textos referências, filme “Narradores de Javé”. TP5 – Neste caderno as Unidades foram abordados os recursos estilísticos nos níveis fonético, léxico, sintático e o discursivo que estão à disposição dos falantes e escritores nas diversas situações comunicativas das quais participam. O tema transversal das Unidades foi Mídia de Comunicação de Massa e Tecnologia Na Unidade 17 – tratou-se da noção de estilo e do objetivo da estilística, relacionados com a situação e o contexto sócio-histórico. Na Unidade 18 – relações harmoniosas entre as partes sua coerência na relação entre textos verbais e não verbais, estabelecendo a unidade de sentidos em um texto. Na Unidade 19 - tratamos da coesão textual, contribuindo para a interpretação significativa e coerente de um texto. Na Unidade 20 – tratou-se da construção lógica dos textos na construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos. Os cursistas participaram de todo o processo através de leitura de textos de referências, relatos de atividades realizadas em sala de aula, debates e de oficinas. A avaliação do programa e todas as atividades realizadas no curso e me sala de aula estão expostos no blog da turma: www.gestariiglauciaspa.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário