quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O CHORO E A ALEGRIA DO PESCADOR DE SÃO PEDRO

O pescador pega sua rede E vai pra lagoa pescar Chegando à Praia da Baleia Ele começa a rezar para que a canoa venha cheia E sua família alimentar. Na água ele observa Que a lagoa está diferente Peixes fartos, camarão Tudo para alimentar a gente Não é mais como era, não Mas o pescador segue em frente. Depois de tantos pedidos E de muita oração Ó, São Pedro nos ajude A tocar no coração Dos "grandes", com atitude Parar com tanta ambição. O pescador é um povo forte, Honesto, trabalhador Ao redor dessa lagoa alegria e dor Só não chora à toa Tem em São Pedro, seu protetor. Grupo Gestar II Língua Portuguesa: Ana Claudia Gampert Vanda Meirelles Cardoso dos Santos Elizete Ferreira Wilemen

PROJETOS GESTAR II

AVALIAÇÃO GERAL A troca de saberes, as abordagens em torno dos temas tratados nos TPs têm enriquecido a nossa prática pedagógica e modificado nosso olhar. Eu percebo que os cursistas têm afinidades com o Programa Gestar, pois há entusiasmo e encantamento em realizar as atividades nos encontros e, nos relatos do avançando, isso é notório. O interesse, a vontade, a determinação têm contribuído para melhoria de sua prática pedagógica, portanto os encontros que seriam quinzenais passaram a ser semanais a pedido dos cursistas, pois sentiram a necessidade de se reunir com mais frequência para o melhor aproveitamento e conhecimento das propostas dos TPs. Os cursistas têm elogiado o material, as aulas tornaram-se mais dinâmicas, interativas e inovadoras. O resultado desse trabalho os professores estão notando nas produções de seus alunos.
PROJETOS ELABORADOS PELOS PROFESSORES

PÚBLICO ALVO: TURMAS DE 6º e 7º ANOS PROFESSORA: LUCIANA DA SILVA PORTO ESCOLA: E.M. VIDAL DE NEGREIROS – zona rural do município CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA: os alunos apresentam dificuldades em conhecer as estruturas de um poema e não conhecem grandes poetas como Manuel Bandeira.
APRENDENDO POESIA COM MANUEL BANDEIRA
APRESENTAÇÃO Para aprender poesia foi escolhido um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, Manuel Bandeira. De toda sua obra escolhemos os poemas “Meninos dos Carvoeiros”, “Ponteiro”, “Noite Morta”, “Versos escritos N’água” e “Os Sapos”. O projeto “Aprendendo Poesia com Manuel Bandeira” foi aplicado na E.M. Vidal de Negreiros, situada num bairro rural, Alecrim no município de São Pedro da Aldeia. Apesar das dificuldades, carência e a distância de tudo, os alunos procuraram sempre fazer todas as atividades, pois são esforçados e conseguem vencer os obstáculos.
OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Incentivar os alunos a conhecerem um dos gêneros literários e dos poetas brasileiros, Manuel Bandeira.A intenção não fica nas obras, a sua vida também é importante, pois serve de exemplo para os alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer um grande poeta brasileiro Ler e observar o gênero poesia Identificar as estruturas do poema, como versos, estrofes, rimas, refrão, linguagem figurada, versos livres e poesia de protesto Aprender a recitar Produzir seu próprio poema, tendo por base os poemas estudados
PRODUÇÕES DOS ALUNOS

PROCURO ALGUÉM Procuro alguém que nem eu mesma seu quem é Fui capaz de ir para todos os lugares A procura desse alguém Fui no mais profundos dos oceanos Escalei as mais altas montanhas Fui capaz de ir aos mais sombrios e medonhos vales Mas, infelizmente, quando dei por conta, Esse alguém que sempre procurei, era você Mas, você não estava mais aqui Meu mundo desabou, pois sei Que não te encontrarei de novo Estou tentando conviver com a dor e a agonia, De viver sem você Vou ter que voltar a procurar Voltarei às montanhas, aos oceanos, aos vales Voltarei a te encontrar
(Grupo: Évyla, Bárbara, Thainá, Raiane e Juliana)
FELIZ SÃO JOÃO Vamos dançar morena Fica tranquila Que nunca esquecerei Meu amor A esperança Entre nós dois É a nossa felicidade De nunca mais se separar Ou ficar infeliz algum dia Nunca fui tão feliz como sou agora ao seu lado Seus olhos parecem um arco-íris/com você aprendo a viver
POEMA DE AMOR Um poema de amor não é Feito só de rimas ou palavras, Demonstrando o amor, Ma, também é feito de palavras sedutoras Que mostram todo sentimento. O amor é uma doença Que todo mundo sente, É um vírus que não tem cura, A gente leva até a morte. Quando sentimos o amor por outra pessoa É como uma bactéria, Hoje ela é pequena, Mas, quando entra no corpo de alguém Pode virar um grande problema Ou não. O amor é uma chama que só se apaga Quando tudo vira cinzas, Por isso temos que continuar alimentando essa chama. O amor não escolhe pessoa, Ele abre portas para você ficar perto De quem você ama.
(João Marcos, Wanderson, Emerson e Weslei)

PÚBLICO ALVO: TURMAS DE 9º ANO ESCOLA: E.M. DULCINDA JOTTA MENDES – periferia do município CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA: necessidade de incentivar o aluno na prática da leitura, promovendo situações de hábito de leitura.
PROJETO: VIAJANDO ATRAVÉS DA POESIA
PROFESSORA:ELIZETE FERRIERA WILHEMEN
APRESENTAÇÃO Através da leitura as crianças começam a desenvolver e o poder da imaginação, da reflexão e da argumentação, ela não é apenas uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, é também um dos grandes prazeres da vida. O trabalho foi desenvolvido com poemas de vários autores: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana,Vinicius de Moraes, entre outros.
OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Levar o aluno a descobrir o mundo maravilhoso da leitura através dos textos poéticos
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer autores de textos poéticos Ler e interpretar textos poéticos Conhecer a organização e a estrutura de um texto poético Estimular a produção escrita de textos poéticos, levando o aluno a perceber que seus textos são produtos culturais

PRODUÇÕES DOS ALUNOS
CIDADANIA Pode haver maldade Que lá no fundo existirá um pouco de amor Pode haver roubo Que muitas pessoas estarão fazendo o bem Pode haver amizade Que sempre haverá um pingo de amizade Pode haver queimadas Que sempre haverá um pouco de preservação. Seu eu fizer o bem Você também poderá fazer Se eu ajudar as pessoas Você também tem capacidade de ajudar Vamos fazer um mundo melhor Você pode! Basta tentar...
(Tatiana Barbosa Gandra – turma 900)
AINDA EXISTE CIDADANIA Ainda que exista ÓDIO, Ainda que exista RAIVA, Ainda que exista VIOLÊNCIA, Ainda que exista RANCOR, Ainda que exista GUERRAS... Ainda existe AMOR, Ainda existe PAZ, Ainda existe UNIÃO, Ainda existem pessoas lutando para que o mundo melhore Ainda existem cidadãos dispostos a fazer o bem Ainda existe EDUCAÇÃO, RESPEITO, CARÁTER... Ainda Existe CIDADANIA Ainda existe VOCÊ.
(Karoline dos Santos – turma 900)

SALVEMOS O PLANETA Essa agora aqui é nova Pra ter graça e sentido Quero que a nossa canção Chegue a todos os ouvidos Não basta só teoria É pra se tornar ação Um mundo sem desmatamento Livre de poluição. Hoje vejo na TV E nas manchetes dos jornais Estão entrando em extinção A beleza e os animais. Tem a Mary e o Pedro, O João e o Antônio, Todos querendo salvar A camada de ozônio Só pra terminar o papo Vê se guarda isso para si Vamos salvar o planeta E depois é só curtir Cuide bem da natureza Ao que está ao seu alcance Quero que pense nisso e depois passe adiante!

(Gláucia, Mariana e Karine – turma 900)

PÚBLICO ALVO: TURMA DE 5º ANO ESCOLA: E.M. RUBEM ARRUDA CÂMARA – periferia do município PROJETO: CONSTRUINDO SABERES, RESGATANDO VALORES PROFESSORA; ROSE APARECIDA DA SILVA AUGUSTO

APRESENTAÇÃO O resgate de valores não se baseia apenas na forma de tratar o outro, mas também no valor que o ser humano deve dar a si mesmo, independentemente de cor, raça, nível socioeconômico, por isso objetivando descortinar a ideia reforçada pelos meios de comunicação de que os mais bonitos, os mais ricos, os de pele clara, os de cabelos lisos e loiros, os magros, enfim, todas essas características tidas como modelo de perfeição; textos diversos como Diamante, de Luiz Fernando Veríssimo, Identidade, o livro Pretinha, eu? De Júlio Emílio Braz, foram trabalhados para mostrar o valor de cada ser como pessoa, como cidadão capaz de exercer o seu papel na sociedade .

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Provocar a reflexão, o debate e a verbalização dos alunos em relação aos textos que retratam o valor do ser humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Produzir textos narrativos e poéticos sobre o tema do projeto Reescrever e teatralizar o livro Pretinha, eu? Exercitar princípios como clareza, coerência, síntese e precisão da linguagem em situações textuais

MEMÓRIAS DE LEITURA

Lembro-me bem das histórias de criança, mas não consigo associá-las à escola e professora em minhas lembranças. No início da escola então, não há lembranças das histórias contadas dos livros. Nesse tempo as lembranças são das histórias de Lobisomem e de João e Maria contadas por minha mãe e meu avô, e era delicioso sentir aquele medo de arrepiar e acreditar firmemente que os Lobisomens andavam pelas noites escuras. Fui crescendo e aí as lembranças dos livros da escola vão aparecendo em minha memória. Muitos livros me encantavam, lembro-me em especial dos Meninos da rua Paula, como sofri e chorei com a morte de um deles, no final do livro. Havia uma coleção de histórias intitulada Bibi Meia Longa, de Astrid Lindgren, traduzido por Orígenes Lessa, eram dois livrinhos: Bibi meia Longa e as Novas aventuras de Bibi Meia Longa, que eram histórias de uma menina muito doidinha, que eu adorava. “Juliana Saudade”, outro livro que adorei, por ter o personagem principal da história ficado órfão tão cedo. Lembro-me que os livros eram pequenos de uma coleção, que li todos. Sempre gostei de ler, continuei crescendo e devorando os livros, li Jorge Amado: “ Tereza Batista, cansada de guerra”, “Capitães de areia”, “Cavaleiro da Esperança”, “Gabriela, Cravo e Canela”, “Mar Morto”, “Dona flor e seus dois maridos”; li também Graciliano Ramos: “Vidas Secas”, este livro também me marcou muito; Kahlil Gibram, grande pensador, que quando eu era adolescente não existiam pensamentos e mensagens melhores que as dele. Não posso esquecer-me de Ricahrd Bach, como pude me esquecer! Com o livro Fernão Capelo Gaivota, que lindo! Traz-me Lembranças de tempos de filosofar sobre a existência humana. E lembrando da existência humana não posso esquecer do livro “ O Pequeno Príncipe”, que li com 16 , 20, 30 anos e nunca me cansei. Gabriel Garcia Marques também li, creio ter sido o último romance que li, um livro enorme “100 anos de solidão”, até tentei ler outro livro deste autor há algum tempo atrás, mas descobri que me cansei dele. Continuo lendo histórias, principalmente as histórias infantis, que são as minhas favoritas. Leio por ler, leio por prazer, leio para mim e para quem quiser ouvir. LER, LER E LER PARA CONTAGIAR E ENCANTAR.

E PARA RELEMBRAR KAHLIL GIBRAM AÍ VAI UM PENSAMENTO LINDO: Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas quando parte, nunca vai só nem nos deixa a sós. Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Khalil Gibran Regina Valadares