quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MEMÓRIAS DE LEITURA

Lembro-me bem das histórias de criança, mas não consigo associá-las à escola e professora em minhas lembranças. No início da escola então, não há lembranças das histórias contadas dos livros. Nesse tempo as lembranças são das histórias de Lobisomem e de João e Maria contadas por minha mãe e meu avô, e era delicioso sentir aquele medo de arrepiar e acreditar firmemente que os Lobisomens andavam pelas noites escuras. Fui crescendo e aí as lembranças dos livros da escola vão aparecendo em minha memória. Muitos livros me encantavam, lembro-me em especial dos Meninos da rua Paula, como sofri e chorei com a morte de um deles, no final do livro. Havia uma coleção de histórias intitulada Bibi Meia Longa, de Astrid Lindgren, traduzido por Orígenes Lessa, eram dois livrinhos: Bibi meia Longa e as Novas aventuras de Bibi Meia Longa, que eram histórias de uma menina muito doidinha, que eu adorava. “Juliana Saudade”, outro livro que adorei, por ter o personagem principal da história ficado órfão tão cedo. Lembro-me que os livros eram pequenos de uma coleção, que li todos. Sempre gostei de ler, continuei crescendo e devorando os livros, li Jorge Amado: “ Tereza Batista, cansada de guerra”, “Capitães de areia”, “Cavaleiro da Esperança”, “Gabriela, Cravo e Canela”, “Mar Morto”, “Dona flor e seus dois maridos”; li também Graciliano Ramos: “Vidas Secas”, este livro também me marcou muito; Kahlil Gibram, grande pensador, que quando eu era adolescente não existiam pensamentos e mensagens melhores que as dele. Não posso esquecer-me de Ricahrd Bach, como pude me esquecer! Com o livro Fernão Capelo Gaivota, que lindo! Traz-me Lembranças de tempos de filosofar sobre a existência humana. E lembrando da existência humana não posso esquecer do livro “ O Pequeno Príncipe”, que li com 16 , 20, 30 anos e nunca me cansei. Gabriel Garcia Marques também li, creio ter sido o último romance que li, um livro enorme “100 anos de solidão”, até tentei ler outro livro deste autor há algum tempo atrás, mas descobri que me cansei dele. Continuo lendo histórias, principalmente as histórias infantis, que são as minhas favoritas. Leio por ler, leio por prazer, leio para mim e para quem quiser ouvir. LER, LER E LER PARA CONTAGIAR E ENCANTAR.

E PARA RELEMBRAR KAHLIL GIBRAM AÍ VAI UM PENSAMENTO LINDO: Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas quando parte, nunca vai só nem nos deixa a sós. Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Khalil Gibran Regina Valadares

Nenhum comentário:

Postar um comentário