terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SÃO PEDRO DA ALDEIA E SUA HISTÓRIA

Histórico

BANDEIRA DO MUNICÍPIO

BRASÃO DO MUNICÍPIO

São Pedro da Aldeia é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Sua população segundo o IBGE em 2009 é de 84.866 habitantes. Possui área de 358,66 km². Neste município, encontra-se a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, sede da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.

Tem uma história marcante e belas paisagens, que são as principais atrações da admirável cidade fluminense. Nasceu em 1617 com o propósito de proteger o litoral brasileiro das esquadras - francesas, holandesas e inglesas - que vinham atrás de Pau Brasil e de outras iguarias exóticas das terras recém-descobertas. A colonização das terras do atual município de São Pedro da Aldeia teve início com a catequese dos grupos indígenas realizada pelos missionários da Companhia de Jesus. A capela, construída pelos jesuitas se tornou o marco de sua colonização. Ainda hoje a antiga cidade da "missão de São Pedro do Cabo Frio" cumpre seu papel centenário abrigando a única Base Aérea Naval e o Comando da Força Aeronaval das Unidades da Marinha de Guerra do Brasil. Pontos turísticos não faltam, praias, pousadas, hotéis e restaurantes também não. Vale a pena conhecer e explorar as belezas naturais e históricas da cidade. PRAIAS
As águas calmas da lagoa de Araruama são perfeitas para banhos e práticas de esportes náuticos, com windsurf, kitesurf e vela. Para quem pretende apenas observar o movimento enquanto petisca um peixinho frito regado à cerveja, o endereço é a Praia do Sudoeste, uma das mais frequentadas e emoldura por quiosques e amendoeiras. Também indicadas para mergulho e esportes estão as Praias Lindas, com coqueiras e flamboyants, da Pitória, de São Pedro e da Tereza. Já a praia da Baleia é repleta de bares e um dos melhores pontos para saborear pratos à base de fruto do mar.

IGREJA DOS JESUÍTAS
Uma das primeiras igrejas do Brasil mantém a arquitetura clássica da época. Uma das mais antigas do país, de 1783, a Matriz faz parte de um conjunto no qual estão incluídos o antigo convento, atual salão paroquial, e o cemitério da Irmandade. Construção em pedra, cal e óleo de baleia, com paredes com espessura de 70 cm, abriga a Capela do Sagrado Coração de Jesus. O interior é belo na sua simplicidade. Existem poucas imagens, dentre elas destaca-se a de Nossa Senhorada Conceição, em terracota, datada de 1551
CASA DA FLOR

GABRIEL JOAQUIM DOS SANTOS

Rio de Janeiro. São Pedro da Aldeia. Uma pequena casa.Uma jóia. Obra -prima da arquitetura espotânea, construída por inspiração de sonhos e devaneios de um homem pobre, negro e semi-alfabetizado. É a Casa da Flor, obra de Gabriel Joaquim dos Santos (1892/1985), simples trabalhador nas salinas, filho de uma índia e um ex-escravo africano .

GABRIEL JOAQUIM DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário